Higienização do Ar Condicionado
A limpeza e a higienização do ar condicionado é Tão importante quanto a manutenção e a manutenção preventiva.
A falta de limpeza e higienização é um dos principais responsáveis pela proliferação de doenças respiratórias, alergias, irritações e disseminação de odores desagradáveis no ambiente.
Isto porque microorganismos e diversos tipos de bactérias costumam se alojar no ar condicionado, acarretando assim aquele odor de mofo e gerando aquele desconforto ao se respirar no ambiente.
Esta questão é tão séria que cientistas atribuíram como principal causador da chamada “Síndrome do Edifício Doente” ao uso de ar condicionado sem higienização e sem manutenção.
Tal síndrome é responsável por causar nos frequentadores de edifícios, uma série de doenças, principalmente de fundo respiratório.
Por tanto é essencial a limpeza e higienização do ar condicionado, pois ele se tornou nos dias quentes o principal companheiro das famílias. E ele se tornou praticamente obrigatório, dentro das empresas.
Manutenção preventiva do ar condicionado
Higienização é questão de saúde pública.
O fato é tão grave que o Ministério da Saúde criou a PORTARIA Nº 3.523, DE 28 DE AGOSTO DE 1998, que prescreveu regras que regulamentam o uso do ar condicionado e propicia consequentemente a melhora do ar.
Além de ser uma questão de saúde pública, o não cumprimento das normas de higienização de ar condicionado sujeita responsáveis e proprietários de imóveis às sanções vigentes, de acordo com os artigos 8 e 9 da portaria:
- 8º Os órgãos competentes de Vigilância Sanitária farão cumprir este Regulamento Técnico, mediante a realização de inspeções e de outras ações pertinentes, com o apoio de órgãos governamentais, organismos representativos da comunidade e ocupantes dos ambientes climatizados.
- 9º O não cumprimento deste Regulamento Técnico configura infração sanitária, sujeitando o proprietário ou locatário do imóvel ou preposto, bem como o responsável técnico, quando exigido, às penalidades previstas na Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuízo de outras penalidades previstas em legislação específica.
Vamos entender como a limpeza de ar condicionado pode trazer benefícios para você.
Previne contra panes
Como o ar-condicionado fica em ambiente fechado, está exposto ao acúmulo de poeira que pode obstruir os filtros, as turbinas e as serpentinas diminuindo a eficácia do aparelho. A manutenção do aparelho de ar-condicionado previne contra esses problemas.
Prevenção da saúde
A poeira acumulada no aparelho volta para o ar a medida em que o condicionador é usado. Ela pode conter fungos, bactérias e outros poluentes causando problemas alérgicos, além de dores de cabeça e pele ressecada. A simples limpeza do ar condicionado pode evitar esses problemas.
O aparelho terá mais tempo de vida.
Além do acúmulo de poeira que diminui a vida útil do ar-condicionado, os aparelhos sem manutenção independentemente de estarem sendo usados com frequência ou não, podem gerar enferrujamento e corrosão das peças, principalmente em cidades litorâneas.
Com a higienização do ar condicionado você ainda vai economizar.
Quando o ar-condicionado está sujo, ele acaba forçando mais seu compressor para esfriar o ambiente e isso gera maior gastos de energia.
Além disso, a manutenção preventiva do ar-condicionado impede que você tenha gastos exorbitantes ao se deparar com um problema maior do que o esperado em seu aparelho. É melhor gastar menos com prevenção do que mais com um conserto, certo?
A Climax tem os melhores profissionais e mais preparados em higienização de ar condicionado do mercado, garantindo assim a prevenção de uma série de doenças ocasionadas por aparelhos de ar condicionado infectados e evitando sanções da lei, como interdição de um estabelecimento, por exemplo.
Entre em contato com a Climax Engenharia através do nosso formulário que se encontra ao lado direito de nossa página e cesse com todas suas dúvidas.